domingo, 30 de janeiro de 2011

Engenhos – Santa Rosa de Lima-SE e Maruim-SE


Algumas fotos das sedes dos antigos engenhos Moco e Santa Rosa, no município de Santa Rosa de Lima-SE e Pedras, no município de Maruim. Este último merece destaque em razão de a Casa Grande ser a réplica do Palácio Olímpio Campos – Palácio do Governo – hoje Palácio Museu  Olímpio Campos, localizado na Praça Fausto Cardoso, Aracaju-SE.
Antigo Engenho Moco3
Casa Grande do antigo Engenho Moco – Santa Rosa de Lima-SE.
Antigo Engenho MocoCasa Grande do antigo Engenho Moco – Santa Rosa de Lima-SE.
Antigo Engenho Moco2Casa Grande do antigo Engenho Moco – Santa Rosa de Lima-SE.
Igreja Santa Rosa
Igreja localizada na Fazenda Santa Rosa – Santa Rosa de Lima-SE.
Pedras2
Ruínas da Casa Grande da Usina Pedras – Maruim-SE.
Pedras3
Ruínas da Casa Grande da Usina Pedras – Maruim-SE.
Pedras4
Ruínas da Casa Grande da Usina Pedras – Maruim-SE.
Pedras8
Ruínas da Casa Grande da Usina Pedras – Maruim-SE.

3 comentários:

  1. linda a casa grande da usina pedras em Maruim. É uma pena ve-la em ruinas e sem nenhuma perspectiva de revitalização, pois se tata de uma propriedade privada. E segundo comentários de alguns moradores, não há interesse da familia em recuperar.Mas que é linda, isto é. É uma pena.

    ResponderExcluir
  2. PARTE DA HISTORIA DE SERGIPE ESTA NESTE PIQUENO LUGAREJO. E VELO NESTE ESTADO DE ABONDONO, E HOJE EM RUINAS E DE CORTA CORACAO.

    ResponderExcluir
  3. Edezio 04 de maio de 20144 de maio de 2014 às 22:40

    Quando eu era criança sempre em minhas férias meus pais mim levavam para rever meus tios minhas tias, primos, amigos e minha avó na usina Pedras, que trabalharam e moraram muitos anos ate se aposentarem.
    Naqueles anos de 1980 ate 2000 o casarão ainda estava em bom estado, e hoje é uma pena vê-lo nessa situação de abandono. Um patrimônio histórico de Maruim, de Sergipe e do Brasil desde a época da escravatura.
    Algumas vezes muito raras, teve o prazer de entra em partes do seu interior, e vê sua grandeza como o seu jardim ao centro, grandes corredores e quartos mim fazia muito medo pelos comentários que tinha fantasmas.
    Por ser muito mais próximo da cidade de Rosário do Catete muitas vezes fomos e vimos andado pela fazenda do Catete novo atravessava o Rio Siriri e saindo atrás do estábulo que também estar em ruínas em sua maior parte, tenho muitas recordações boas dessa usina e de meus colegas de infância que ainda moram lá.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!