segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Laranjeiras-SE

DSC00514     Laranjeiras. O nome provem de pés de laranja que protegiam os viajantes dos rigores do sol às margens do Rio Cotinguiba. A ocupação inicia-se no século XVI, Laranjeiras abriga os jesuítas, que erguem suas residências e igrejas : Retiro e Comandaroba. Mais tarde, antecipando-se a metrópole, ergue-se um templo ao Sagrado Coração de Jesus e torna-se o Paray-Le-Monial sergipense.
Laranjeiras chega ao século XIX importante : inspira, transborda e transpira em idéias além de seu tempo, funda-se o Clube Republicano, o movimento abolicionista ganha consistência. O Imperador Dom Pedro II é recebido pela gente laranjeirense, os políticos cogitam transformá-la capital, mas devido a baixa navegabilidade de seu rio é rejeitada.DSC00516 Os engenhos movimentam a economia local, o açúcar é a maior riqueza da cidade. As irmandades se multiplicam, fundam-se novas igrejas: São Benedito, Senhor do Bonfim. Aparece o século XX e Laranjeiras  vive o desaquecimento de seu comércio, a maioria dos negociantes migram para Aracaju e os engenhos ficam de fogo morto. Hoje, olhando seu passado faustoso e percebendo-se apreensiva diante de um futuro incerto, a cidade busca ser uma rota turística no Estado de Sergipe.
Texto e Fotos: Emanuel Araujo

4 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa, indicarei nas minhas págnas. Aguarde.
    Abração
    www.luizalbertomachado.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei do site, e dos continhos...

    Marcelo Nova
    Petrolina-PE

    ResponderExcluir
  3. LINDO,E SÃO CRISTOVÃO , QUANDO VAI COLOCAR AQUI? ADOREI SEU BLOG.PARABENS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nyna Pereira, muito obrigado pelo seu comentário! Realmente, estaos devendo muitas postagens sobre São Cristóvão! Em breve...

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!